O que é E-Sports? Por que as pessoas estão jogando com eles?

Os videogames existem há muito tempo e têm sido sempre um passatempo comum para pessoas de todas as idades. Entretanto, nos últimos anos, houve um grande aumento na popularidade de um tipo específico de jogo chamado e-sports

Os esportes eletrônicos, também conhecidos como jogos competitivos, e-sports ou jogadores profissionais, são competições organizadas onde os jogadores de videogame competem uns contra os outros. Os jogadores geralmente competem em gêneros de videogame como o First Person Shooter (FPS), Sports, Real-time Strategy (RTS), e Fighting. 

As competições podem ser organizadas on-line ou em um local off-line. Estes jogos diferem dos jogos casuais, pois são projetados especificamente para serem jogados de forma competitiva em vez de simplesmente para passar o tempo ou aliviar o estresse.

Quais são os benefícios de jogar e-sports?

Há muitos benefícios em jogar e-sports. Uma das maiores vantagens é a comunidade. A comunidade de jogos é enorme e jogar um esporte eletrônico é uma ótima maneira de conhecer pessoas com os mesmos interesses.

 Os esportes eletrônicos podem ser uma ótima maneira de melhorar sua coordenação mão-olho, assim como seus reflexos. Isto é importante para a vida cotidiana de muitas maneiras. Os esportes eletrônicos também podem melhorar seu foco e sua resistência mental, o que é muito importante na vida e pode ajudá-lo a conseguir mais com menos estresse.

 O e-desporto pode melhorar sua condição física geral. Jogar jogos é uma ótima maneira de terminar o dia, especialmente se você trabalha em um escritório ou em outro ambiente onde o exercício não é muito fácil. Jogar jogos pode ser uma ótima maneira de fazer uma pausa e, em simultâneo, fazer algum exercício.

E abre-se então um mercado para os profissionais da saúde em geral, treinamento mental, físico e nutricional aliado a horas com movimento repetitivo, com grande necessidade de concentração e habilidades motoras.

Quais jogos são populares nos esportes eletrônicos?

Há muitos jogos diferentes que são jogados competitivamente como esportes eletrônicos. Os jogos mais comuns são os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), estratégia em tempo real (RTS), jogos esportivos entre eles o (FIFA) e jogos de luta. Há também alguns jogos um pouco menos comuns que são jogados competitivamente como e-sports. Estes incluem a Defesa dos Antigos (DOTA) e vários jogos de cartas entre eles o Poker.

Como as pessoas jogam e-training?

Muitos esportes eletrônicos têm um modo de treinamento onde os jogadores podem praticar e melhorar suas habilidades. Entretanto, alguns jogos não têm um modo de treinamento, como os jogos de luta.

 Estes jogos são jogados no nível competitivo sem nenhum modo de treino. Quando um jogo não tem um modo de treinamento, as pessoas usam algo chamado e-training para ajudá-los a melhorar suas habilidades.

 O e-training envolve pegar duas cópias do jogo, gravar uma cópia e jogar a outra. O jogo gravado permite jogar contra você mesmo e tem o benefício de poder ser pausado ou rebobinado se você cometer um erro.

Muito além do treinamento técnico das habilidades necessárias para jogar cada modalidade, estão os benefícios de um treinamento mental e físico dentro de uma periodização adaptada ao calendário dos jogos.

Desta forma funciona como uma competição no “presencial” no esporte físico, necessitando de todos os profissionais da área da saúde com esse olhar específico nos e-sports e suas modalidades.

Pois, as partidas levam horas, e quem executa é sim um SER HUMANO, envolvido em suas emoções e suas reações físicas conhecida por todos.

Prós e contras de jogar e-Sports.

Esta lista não é exaustiva, mas estes são alguns prós e contras gerais associados à prática de esportes eletrônicos.

O futuro dos esportes eletrônicos.

Não há dúvida de que os esportes eletrônicos estão crescendo em popularidade. Isto pode ser visto através do aumento dos prêmios em torneios e-sports, maior audiência e mais investimento das principais empresas. Há muitas pessoas que acreditam que o e-sports se tornará um dos esportes mais populares do mundo. 

Se isso se concretizará ou não, não se pode negar que o e-sports está crescendo rapidamente. Dito isto, há também muitas pessoas que acreditam que o e-sports nunca será um esporte legítimo. Isto se deve ao fato de que os esportes eletrônicos carecem de muitos dos aspectos físicos que tornam legítimos esportes como futebol ou basquetebol. Não há dúvida de que algumas dessas pessoas estão erradas, mas está claro que o e-sports se torna um esporte de fato, por envolver tantas habilidades e treinamentos específicos.

Palavras finais

É evidente que os esportes eletrônicos se tornaram um passatempo muito popular nos últimos anos. Porém, já tem muitas pessoas e empresas levando esse esporte a sério, mas não há como negar que ele se tornou um passatempo muito popular e as competições hoje mundo afora envolvendo todo um parâmetro de marketing e logística para acontecer. 

Agora você já entendeu o que são esportes eletrônicos, porque as pessoas os praticam, que jogos são populares nos esportes eletrônicos, como as pessoas jogam e-treinamento, prós e contras de jogar e-Sports, e o futuro dos esportes eletrônicos.

 Estando tudo nas nossas mãos para aproveitar mais essa oportunidade do mercado de bilhões de dólares do meio esportivo.

Então comece a se preparar e seja um profissional de destaque, saia na frente, invista seu tempo e conhecimento em uma direção determinada.

Deixe aqui seu comentário.

Flávia Carvalho e Leonardo Farah

Categorias: Blog

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado.